Friday, January 10, 2014

Publicado mais um tomo dos “Cadernos Vianenses”!...

“Trata-se, assim, de uma publicação que constitui o repositório das diversas análises e abordagens de problemas e assuntos de interesse transversal para a sociedade vianense em perspectivas tão díspares como a cultural, etnográfica, popular e outras”

José Maria Costa

No final do ano de 2013 foi lançado o Tomo 47 dos «Cadernos Vianenses», publicação editada ininterruptamente pela Câmara Municipal de Viana do Castelo desde 1978, e que há quatro anos a esta parte tem vindo a ser coordenada, de uma forma irrepreensível, pelo actual Chefe de Divisão de Biblioteca e Arquivo Municipais, Rui Alberto Faria Viana. Pela positiva, convém aqui salientar as alterações introduzidas pelo seu actual coordenador, a partir do número 44 (2010), no sentido de melhorar e tornar mais atraente esta mesma publicação, de que se destacam a forma de apresentação dos conteúdos e das imagens, sem alterar o aspecto físico com que nos habituamos ao longo de mais de três décadas de publicação. Aliás, já aqui o referimos em anteriores apontamentos, que esta extraordinária publicação deu um grande salto em termos científicos e qualitativos – obrigando-nos a referir como uma mais-valia, o envolvimento neste projecto editorial, do qualificado designer Rui Carvalho –, a ponto de fazerem sentido as palavras do seu coordenador, no dia de lançamento do presente tomo: O design gráfico deste tomo, como dos três anteriores, é da responsabilidade do Dr. Rui Carvalho, a quem agradeço a estreita colaboração que me tem proporcionado e o profissionalismo que pôs neste trabalho que, estou certo, muito contribuirá para o bom êxito de mais este número dos “Cadernos Vianenses”.

Mesa: Rui A. Faria Viana (Coordenador), José Maria Costa (Presidente) e Maria José Guerreiro (Pelouro da Cultura) 

Outro nome a referir é o do artista plástico Rui Pinto que, desde 1978, tem vindo a elaborar as capas da referida publicação: constituindo um conjunto artístico coerente e único que muito enriquece esta publicação, e que no caso presente evoca muitos dos temas que tem sido objecto de abordagem e caracterizam esta publicação de interesse local – citamos o coordenador, Rui A. Faria Viana.
Para além da apresentação, feita pelo presidente do município, José Maria Costa, o presente tomo, e sem que entremos em minuciosas descrições dos artigos publicados, teremos em dizer que o mesmo apresenta-se com três separadores temáticos (secções): ESTUDOS VÁRIOS – “O Mosteiro de S. João de Cabanas e a Paróquia de Afife”, de Horácio Faria; “Sistemas defensivos no litoral vianense durante o período filipino (1580-1640), de Jorge Filipe Pereira de Araújo; “A visitação de 1618 a Viana”, de Susana Maria Vaz de Carvalho; “Identificação de um manuscrito: as Liçoens de Artilharia do engenheiro Manuel Pinto Vilalobos, de Miguel Soromenho; “Viana em Camilo: [«Tramoias d’Esta Vida» (1863)]”, de David F. Rodrigues; “Uma peça inédita de Salvato Feijó: D. Baganha e Areosa”, de António Matos Reis; “A Cruz Vermelha de Viana e a epidemia de Castro Laboreiro em 1914”, de Gonçalo Fagundes Meira; “Modernismo urbano revisitado. O caso de Viana do Castelo”, de José da Cruz Lopes, Manuel Rivas Gulías e Rui Branco Cavaleiro; “O traje à vianesa e as políticas propagandistas do Estado Novo”, de Eliana Gigante Amorim; “A emigração no Alto Minho (1960-1965), de Ernesto Rodrigues Português, José Rodrigues Afonso, José Rodrigues Lima e Manuel António Domingues; FIGURAS E MEMÓRIAS – “Mendes Carneiro: humanista nas ciências e nas letras”, de Francisco José Carneiro Fernandes; “Registo de acidente em Viana do Castelo em 1938”, de António de Carvalho; terminando com CONTINUADOS – onde se incluem trabalhos que têm continuação dos números anteriores, cuja temática e estrutura são já do conhecimento de todos os habituais leitores dos «Cadernos Vianenses»: “100 anos de correio no concelho de Viana do Castelo (1880-1980)”, de José Miranda da Mota; “Acerca de umas Chapas metálicas com algarismos em relevo existentes na zona baixa de Viana do Castelo”, de Vasco Filipe Costa Antunes; “Inventário dos moinhos de água e de vento, engenhos e lagares de azeite”, de Carlos Brochado de Almeida e Mário Carlos Sousa Gonçalves, concluindo-se no presente número este inventário, iniciado no tomo 41 (2008); “Arrolamento dos bens das igrejas”, de António Maranhão Peixoto.

Capa do Tomo 47 dos «Cadernos Vianenses»
A finalizar, surgem de uma forma resumida algumas notas sobre os colaboradores, com o objectivo de uma melhor identificação de todos os que assinam trabalhos inseridos neste tomo dos «Cadernos Vianenses».
Segundo o coordenador dos «Cadernos Vianenses», o tomo (48) do próximo ano abordará – pelo menos terá uma secção exclusiva – os 500 do nascimento de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, o que irá proporcionar uma diversificada leitura de vários colaboradores apaixonados ou interessados nesta temática, permitindo, ao mesmo tempo, uma boa oportunidade para divulgarem os seus trabalhos.      
      Resta-nos felicitar a Câmara Municipal por saber (e querer) manter este elo cultural, que continua a fazer história no panorama editorial de Viana do Castelo e não só, dado que muitas são as solicitações de permuta com outras publicações similares. Daí, por esta e outras razões, nota máxima para esta publicação!

No comments: