Friday, May 23, 2014

José A. Salvador edita a mais completa obra sobre Zeca Afonso!...

“Luz própria que, nas novas gerações, parece mudar a percepção da sua figura. Sem lhe alterar, porém, a essência da mensagem. Assim como se, num mundo composto de mudança, tomando sempre novas qualidades, continuamente nele se fossem vendo novidades, criadoras de novas esperanças, para recorrer, contrariando-lhe o pessimismo, ao nosso poeta maior”.

Adelino Gomes

Foi com o maior orgulho que, no passado dia 30 de Abril, resolvemos aceitar a imerecida tarefa de apresentar o mais recente livro do jornalista José A. Salvador, no Salão Nobre do Sport Clube Vianense. Na altura dissemos que falar de Liberdade e Fraternidade, dois condimentos necessários a uma verdadeira revolução cognitiva, forma única de nos livrarmos do medo, é falar, inevitavelmente, de ZECA AFONSO. E era de Zeca Afonso, nas comemorações dos quarenta anos das “PORTAS QUE ABRIL ABRIU» e dos cinquenta de «GRÂNDOLA, VILA MORENA», através de José António Salvador, precisamente na noite em que se nos abriram portas para as «CANTIGAS DE MAIO», sendo que no dia seguinte era Dia Mundial dos Trabalhadores, que «Um velho soluço / Traz-me o teu anexo / Priva-me dos braços / Quebra-me a infância / Livra-me do medo (…).», qual poema escrito por Zeca Afonso, em 1973, aquando da sua prisão em Caxias, na clausura forçada da PIDE-DGS, inspiraria o título para o terceiro livro a seu respeito [depois de Livra-te do medo – Estórias & andanças do Zeca Afonso (1984) e Zeca Afonso: O rosto da utopia (1994)] pela pena acutilante, cirúrgica e aturada do insigne jornalista e enófilo português José António Salvador, nascido em Espinho em 1947, onde fez a instrução primária. Depois de completar os estudos secundários no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, período durante o qual conheceu Zeca Afonso e integrou a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra durante a crise estudantil de 1969. Iniciou a sua actividade profissional como jornalista em O Comércio do Porto nesse mesmo ano, para integrar, sucessivamente, as redacções dos jornais Diário de Lisboa (1970-75), República (1975), Gazeta da Semana (1976-77), Nô Pintcha (Guiné-Bissau, 1977-78), Diário Popular (1978-88, com interregnos nos países lusófonos). Foi também colaborador do jornal A Voz Portucalente, órgão da Diocese do Porto, fundado por D. António Ferreira Gomes, após o seu regresso do exílio em 1969. E porque seria incomportável esmiuçarmos aqui todo o seu vastíssimo curriculum, apraz-nos apenas registar o facto de que, em 1992, foi fundador da SIC, onde durante dois anos programou a informação, desenvolveu diversas coberturas jornalísticas e entrevistou, ao longo da sua vida profissional, em jornais e na SIC, grandes vultos da Cultura, das Letras, da Música e das Artes. Resta-nos acrescentar que o Clube de Imprensa distinguiu-o por duas vezes, em 1987 e 1991, com o 1.º Prémio Viagem pelas reportagens «Tejo, por este rio acima» e «Cabo Verde, o sonho das ilhas», publicadas, respectivamente, no Expresso e em O Jornal. A Academia Portuguesa de Gastronomia atribuiu-lhe o Prémio Cultura e Literatura Gastronómica 2004 pelo conjunto da sua obra na área dos vinhos e da gastronomia.


Estas pequenas notas biobibliográficas de José A. Salvador eram quase como um necessário “imperativo categórico”, sem que para isso seja necessariamente kantiano, face ao conteúdo, à partilha e à cumplicidade deste magnífico livro, esteticamente perfeito, em boa hora editado pela Porto Editora, diríamos, a mais completa obra até hoje escrita de homenagem ao nosso grande Zeca Afonso, aquele que soube chamar a si «a reserva inesgotável de Alegrias, a raiva dos oprimidos, a bondade de um homem simples com quem, às portas de Arroiolos, me embebedara um dia de sol e serra», e que, como faz questão de salientar a editora, principalmente pelo papel do cantor em todo o processo revolucionário, em Portugal, quer antes, quer após a queda do regime de Salazar: «foi indiscutivelmente uma das grandes vozes da Revolução de Abril. “Grândola, Vila Morena” é um tema que, ainda hoje, procura ser instrumento de intervenção».
De facto, este extraordinário trabalho de José Salvador, com Carta de Resposta em jeito de prefácio do Jornalista Adelino Gomes (pela terceira vez que o faz), tem o condão de reavivar certos traços de personalidade e mesmo certos dados de Zeca Afonso, aparentemente irrelevantes, que ganharam, com o passar dos anos, uma luz própria que se impõe a quem revisita a sua vida e a sua obra. Contrariando o aviso à navegação de José Salvador, que nos alerta para o facto de não esperarmos encontrar um livro emocionalmente asséptico, afectivamente distanciado ou politicamente neutral, sempre lhe conseguimos percepcionar uma informação objectiva, mesmo que “condicionada” pela amizade pessoal, aprofundada durante meses de convívio regular que com ele manteve em 1983: «Se achares que o que eu digo não tem interesse, não faças o livro» – disse-o na altura Zeca Afonso, com a mesma mestria do contraditório, que nós utilizamos para reforçar, de uma forma mais modesta – do sapateiro que não quer ir além da chinela –, a nossa convicção de estarmos perante um trabalho sério, cientificamente sério, porque lhe percepcionamos a tal “informação objectiva” revelada através de uma verdadeira “clarividência objectiva”. Esta é uma obra de leitura obrigatória para quem preza a Liberdade, à boa maneira de “Tomadas da Bastilha”, em Coimbra de 1968.
É evidente que não iremos discorrer de uma forma minuciosa acerca das cerca de trezentas páginas deste «Zeca Afonso: Livra-te do Medo», dado que o fizemos na altura da apresentação, mas não seria “bom-tom” da nossa parte se não nos referíssemos a esta magnífica obra como ricamente preenchida com uma grande entrevista, proficuamente ilustrada com excelentes fotografias e vários documentos de que são exemplo, entre outros, “Autos de Interrogatório” da PIDE [Polícia Internacional e de Defesa do Estado] e mais tarde da DGS [Direcção Geral de Segurança], com “Ordem de Internamento”, articulados com confidencialidades para a Secretaria de Estado da Informação e Turismo. Aludiremos ainda, agora sim para terminar, o facto de estarmos perante uma biografia inédita, de viva voz, com a maior Voz da Liberdade em Portugal, magnanimamente elaborada – porque cientificamente irrepreensível – por José António Salvador.
Por nós, pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (dado que foi na qualidade de ex-trabalhador, por exigência do autor, que tivemos que apresentar o livro), pela Liberdade (sem castração), pela Fraternidade, pela Revolução Cognitiva, o Zeca Afonso está hoje e sempre entre nós. De facto, A CANTIGA É UMA ARMA, que incomodou e continua a incomodar. Em nome do Zeca, O QUE FAZ FALTA É ACORDAR A MALTA!
        NOTA MÁXIMA!

No comments: