Monday, April 27, 2020

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA



Por decisão tomada o ano passado, em 17 de Outubro de 2019 (quinta-feira), pelo conselho executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi deliberado que o Dia Internacional da Língua Portuguesa passava a ser comemorado anualmente a 5 de Maio, como já vinha acontecendo na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Na altura, todos os países lusófonos se uniram para introduzir esta significativa proposta, mas receberam o apoio de países como Argentina, Geórgia, Luxemburgo ou mesmo Uruguai, tendo a mesma proposta sido aprovada por unanimidade.
Na proposta apresentada ao conselho executivo, «os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo.»
Para além do Dia Internacional da Língua Portuguesa ser oficialmente assinalado na sede da UNESCO, com apresentações musicais, literatura, exposições ou outra iniciativa cultural, a sua organização ficará a cargo dos países que têm o português como língua oficial.
Na senda desta importante data e da defesa da língua portuguesa, a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevolgide (Porto), numa iniciativa intitulada «FOZ LITERÁRIA» irá assinalar o 5 de Maio de 2020, com CICLO DE ROTEIROS E CONFERÊNCIAS. «E se também falássemos português? Não seria nada mau, não… Com um Dia especialmente dedicado a celebrar a nossa Língua, bom seria que nos lembrássemos dela e nos esforçássemos mais por falar como ela deve ser falada…» – citamos do cartaz. Parabéns pela iniciativa!

No comments: