Friday, July 11, 2014

500 Anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso!...

“Um bem-haja ao Agrupamento de Escolas, ao seu Director, professores, alunos e demais profissionais de ensino envolvidos nesta celebração, por serem parceiros fundamentais em muitos momentos da nossa história colectiva”.

António Vassalo Abreu

Para assinalar os 500 anos (1513-2013) da outorga do Foral da Terra da Nóbrega, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, com o patrocínio do Município local, dinamizou, ao longo da semana de 21 a 25 de Outubro de 2013, um conjunto de actividades abertas à comunidade, que passou por uma exposição “Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, organizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo de Artes Visuais; apresentado um documentário com o mesmo nome, da autoria de Pedro Cerqueira e de Luís Arezes, e a gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”, de Emanuel Cruz; e promovido um colóquio com o Doutor António Matos Reis, subordinado ao tema «Forais manuelinos da Terra da Nóbrega e de Lindoso», tema que viria a dar corpo ao livro «500 anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso», dado à estampa em Maio do presente ano, e que às nossas mãos chegou, numa gentil, ainda que imerecida, oferta do maior especialista da Época Medieval do Alto Minho, nosso particular amigo Doutor António Matos Reis.


Tal como escreve Carlos Alberto Martins de Sousa Louro, Director do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, “a publicação deste livro é a homenagem ao Concelho, às pessoas e às instituições de Ponte da Barca. É a forma que encontramos para todos felicitar. Partilhando informação. Esperançados que também ela possa ser o princípio de novos conhecimentos. Que ajude a explicar este mundo que integramos”. Palavras sensatas, revestidas de alguma humildade, mas que representam muito mais do que uma simples iniciativa comemorativa: Com a publicação desta obra, desejamos proporcionar um contributo à valorização da História e da Identidade locais, recuperando um passado multissecular, de notável grandeza, construído por gente de nobres valores e de princípios sagrados, que soube lançar os fundamentos das origens e também projectar com solidez o futuro de uma Terra – assim se pode ler em Nota de Abertura, assinada pela Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca. Com iniciativas desta natureza é assim que nasce a consciência evolutiva de cada região, da comunidade, do indivíduo ou da memória colectiva, embrionária do conceito socrático, quando afirma que “a maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser”. Quem trabalha assim, fá-lo pelo ser, sem o parecer.
Esta obra dos «500 anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso», numa edição conjunta do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e do Município de Ponte da Barca, com fotografia de Pedro Cerqueira, conta na apresentação com textos de Carlos Louro e António Vassalo Abreu, por nós já atrás referidos, seguindo-se a Nota de Abertura; dois textos de Luís Arezes: “A Terra da Nóbrega na Viragem de Quinhentos”, onde ressaltam temáticas histórico-religiosas da origem e limites, as 32 freguesias, os “ecos” da Capital do Reino, a erecção da Paróquia de S. João Baptista de Ponte da Barca, D. Manuel e(m) Ponte da Barca, os mosteiros de S. Salvador de Bravães e de S. Martinho de Castro, Santa Maria Virgem de Vila Nova de Muía: um cavalo e uma mula, os castelos da Nóbrega e de Lindoso, terra de heróis de poderosos conselheiros do rei, a Dinastia dos Magalhães, Fernão de Magalhães, a maioridade da Terra da Nóbrega na viragem de Quinhentos, terminando com algumas fantasias… ou narrativas pitorescas – e “Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo”; um pequeno texto de Emanuel Cruz «Gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”, onde é explicada a linguagem artística do referido documento régio; e, finalmente, o bom amigo e ilustre medievalista António Matos Reis com a explicação aturada d’“Os Forais Manuelinos da Terra da Nóbrega e de Lindoso”, cientificamente irrepreensível, como, aliás, nos vem habituando, perpassando historicamente por cinco capítulos: 1. Terras, municípios, julgados e forais, 2. Os forais manuelinos, 3. O foral novo da Terra da Nóbrega: 3.1 – Quadro histórico e geográfico, 3.2 – Conteúdo do foral, 4. O Foral Manuelino de Lindoso, 5. Tabela de portagens, acabando por transcrever os dois forais, fielmente reproduzidos também em fotografia.
Tal como podemos ler em António Matos Reis: “No foral manuelino da Terra da Nóbrega não está incluída a freguesia de Lindoso, que é a mais extensa do actual concelho, embora a maior parte do seu território corresponda a uma zona de montanha. A ancestralidade do povoamento deste local é testemunhada pela existência de uma ara romana dedicada a Hérculos, e por outros achados arqueológicos. / A importância de Lindoso advém da sua localização numa área de fronteira, junto de uma das vias de passagem, que acompanhava o curso do rio Lima…”, assim ficamos a entender melhor, em linhas gerais, as origens das freguesias, também estudadas num outro seu apontamento, publicado na Revista de Administração Local, n.º 255, Maio-Junho 2013, p. 297-307: A sobrevivência e o desenvolvimento das comunidades locais constituem os pilares da verdadeira democracia, e a freguesia é o primeiro órgão de que dispõe o cidadão para participar na vida pública e zelar desse modo pelos interesses da comunidade a que pertence (p. 307). Pena é que as arrelvadas deambulações do Miguel, se tenha esquivado à leitura dos especialistas na matéria, e se firmasse, única e exclusivamente, na pertença ou erudita sapiência de equivalências várias…
Esteticamente perfeito, «500 anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso», uma leitura que, obrigatoriamente, se recomenda. Nesta magnífica obra, os ventos da História correm à feição do Tempo. Mesmo do tempo que está para lá dos tempos, porque Memória e Identidade do Povo.

NOTA MÁXIMA!       

No comments: