Saturday, February 14, 2015

Obra gráfica de Luís Manuel Gaspar em exposição na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo!...

«… “História natural com parafusos” apresenta-se como uma viagem vertiginosa entre os mundos submersos e os visíveis, as origens e a actualidade, o obscuro e o luminoso.»

Maria José Guerreiro

No último sábado, 7 de Fevereiro de 2015, foi inaugurada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (Ala Jorge Amado), uma exposição da obra gráfica editada em livros, revistas e jornais, do artista plástico, poeta e crítico textual, Luís Manuel Gaspar, com o sugestivo título «história natural com parafusos», que, bebendo das palavras de Maria José Guerreiro, «nos leva a uma reflexão individual e introspectiva mas questionadora, sem dúvida, do seu lugar e posicionamento no mundo. Enquanto na língua francesa, utilizamos uma única forma “je suis”, na língua de Camões, declinamos em duas formas “ser” e “estar”. Afinal, nós não somos só, também estamos!» – citamos.


Esta exposição, a quarta sequencial de um projecto que nasceu da acção da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, corporizado na pessoa do seu Chefe de Divisão, Rui A. Faria Viana, e com a cumplicidade – quiçá, conivência – do artista plástico e ilustrador com créditos internacionais, Tiago Manuel, que rapidamente soube transmiti-lo à Vereadora do Pelouro da Cultura, Maria José Guerreiro, que apesar de sensível às dificuldades impostas por uma política governamental economicista, soube contornar alguns obstáculos e sensibilizar o resto do executivo, levando a que o mesmo viesse a assumir por inteiro este mesmo projecto, projecto esse que não se destina só ao público de um modo geral, mas também, e principalmente, à dinâmica escolar, quer a nível do ensino primário, preparatório e secundário, quer mesmo a nível superior. O efeito, segundo Tiago Manuel, tem sido muito positivo. De realçar que, desde que começou este projecto, o ensino secundário tem desenvolvido acções orientadas e a própria dinâmica deste acontecimento é feita, não de uma forma caótica, mas através de uma organização pré-definida. E o “pivot” de todo esta dinâmica escolar tem sido o Tiago Manuel.
Tudo começou com o Tiago Manuel (Viana do Castelo, 1955), revisitado em «diários de sombras», onde foi exposta a sua obra gráfica editada em livros e revistas, de 25 de Maio a 28 de Setembro de 2013. Seguiu-se-lhe João Fazenda (Lisboa, 1979) com «domador de imagens», expondo a sua obra gráfica editada em livros, revistas e jornais, de 4 de Janeiro a 14 de Junho de 2014. André Carrilho (Amadora, 1974), expôs de 19 de Julho a 27 de Dezembro de 2014 «desenhos atrás do espelho», obra gráfica editada em livros, revistas e jornais, onde, segundo João Paulo Cotrim, o mesmo “não resiste nem movimento nem ao labirinto da narrativa, (…), mas a originalidade do seu percurso até aqui joga-se na construção das personagens”, através do cartoon político e social. Agora, com Luís Manuel Gaspar, somos bafejados com um extraordinário artista plástico e poeta, que faz ilustração, principalmente para a área da poesia e prosa-romance. Segundo Tiago Manuel, Luís Manuel Gaspar “tem uma vantagem, e logo muito grande, em relação aos anteriores, dado que o seu trabalho remete para intimismos”. De facto, a literatura precisa sempre de um estímulo, como forma de nos levar a ler. E esse estímulo começa logo pela imagem. Corroboramos da ideia de Tiago Manuel, quando afirma que “a imagem não é literal, de explicar o que está no conteúdo, mas, antes, funciona como um parceiro”. E Luís Manuel Gaspar, enquanto ilustrador, é um escritor, um parceiro do próprio escritor, acrescendo o facto de ser, também, um excelente poeta.


O nosso muito obrigado ao Jorge Silva, parceiro na montagem desta magnífica exposição: Título: história natural com parafusos; Autor: Luís Manuel Gaspar: Projecto: Rui A. Faria Viana; Direcção Artística e Coordenação: Tiago Manuel; Local: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo; Data: 7 de Fevereiro a 11 de Julho de 2015. Catálogo – Textos: João Paulo Cotrim; Pintura/Auto-retrato: Luís Manuel Gaspar; Arranjo gráfico e impressão: Jorge Costa; Produção: Tiago Manuel.       
Para terminarmos, e tendo em conta o seu vastíssimo curriculum, o que seria incomportável esmiuçar aqui no espaço limitativo destas nossas deambulações da pena e da mente, tomando por “referência sintética” as notas inseridas num dos painéis da exposição, convenhamos em dizer que Luís Manuel Gaspar nasceu em Lisboa (1960), “é artista plástico, poeta, crítico textual, revisor e secretário de gatos. Publica capas, ilustrações e banda desenhada em livros e periódicos desde 1986. Tem colaborado nas revistas «Ler», «Colóquio/Letras», «Prelo», «Suroeste», «Telhados de Vidro», «Cão Celeste» e «Intervalo». Expôs individualmente em Lisboa (1987), Sines (1993), Viana do Castelo (2011) e, de novo, Lisboa (2012 e 2013). Foi comissário ou consultor de exposições relacionadas com Almada Negreiros, Ramón Gómez de la Serna e o modernismo ibérico. Publicou alguns folhetos de poesia e trabalhou na edição de obras de diversos autores portugueses, entre os quais Francisco Bugalho, Raul Brandão, Alexandre O’Neill, Manuel António Pina, Ruy Belo, Herberto Helder, Carlos de Oliveira, Al Berto e Rui Pires Cabral. Tem sido um dos editores responsáveis pela Obra Literária de José de Almada Negreiros, em publicação na Assírio & Alvim”.
         Obrigatoriamente, uma exposição a visitar! 

No comments: