Friday, November 15, 2013

Manuel Curado e José António Alves organizam «Obras Completas» de Edmundo Curvelo!

“Uma das maiores originalidades da obra de Curvelo é a sua estima pela divulgação de qualidade através de artigos para o grande público sobre descobertas científicas de vanguarda”

Os Organizadores

Apesar de muito pouco haver a dizer, nomeadamente quando se tratam de “obras completas”, deste ou daquele autor, tendo em conta o cariz funcional/consultivo das mesmas, não poderíamos resistir à tentação de deambularmos um pouco pela magnífica organização das «Obras Completas» de Edmundo Curvelo (1913-1954), publicadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, num único volume de mil trezentas e cinquenta e seis (1356) páginas, sob batuta “científica-intelectual” dos nossos grandes amigos e ilustres académicos Manuel Curado e José António Alves, dois especialistas deste prestigiado filósofo português da primeira metade do século XX, que deixou para sempre marcas profundas na história do pensamento português, devido à originalidade dos assuntos abordados e a um estilo claro e inovador.


Para além de ficarmos surpreendidos com a gentil oferta, sentimo-nos extremamente lisonjeados pelo preceito e imerecida consideração, pois (esta mesma publicação) trata-se de um extraordinário contributo para a divulgação da vocação filosófica de Edmundo Curvelo, que – apesar dos seus parcos quarenta anos de existência – procurando um modo rigoroso para expressar os argumentos filosóficos, soube aplicar a Lógica Simbólica à Psicologia e à reflexão que a Ética faz sobre o comportamento humano. Segundo Edmundo Curvelo, a jovem ciência da Psicologia e a velha filosofia da Ética só teriam estatuto científico na medida em que organizassem os seus conceitos de modo racional, pois que, para este ilustre arronchense (Alentejo), toda a ciência verdadeira deve ser uma construção lógica. Para o editor, esta obra de Lógica é tanto mais notável quanto se sabe que este ramo comum à Filosofia, à Matemática e à Ciência da Computação não teve muitos cultores no pensamento português contemporâneo. Curvelo apresenta-se assim como o continuador do legado original de grandes filósofos portugueses do passado, como Pedro Hispano e João de S. Tomás.
Este precioso volume – porque não classificá-lo à boa maneira de Pacheco Pereira, «DINAMITE INTELECTUAL» – das «Obras Completas» de Edmundo Curvelo, dá-nos a conhecer o seu pensamento científico e filosófico, em dois capítulos: I – OBRAS: Introdução à Lógica; Fundamentos Lógicos da Psicologia; Relações Lógicas, Psicológicas e Sociais da Ética; Tombam ídolos dos altares; Os Princípios da Logificação da Psicologia; Multiplicidades Lógicas Discretas; Sobre os Fundamentos da Lógica (Complementaridade e Valência); Principia Logicalia I (Noções e sistemas da lógica elementar encarados de ponto de vista superior); Principia Logicalia II (Estruturas lógicas); Quaestiones Logicales I (Do substantivo, do adjectivo e, em geral, da lógica e da gramática); Quaestiones Logicales II (Sur l’invariance logique); Prefácio à História do Neo-Realismo Americano; Quaestiones Logicales III (Pour la théorie des systèmes logiques de transformation duale);  Quaestiones Logicales IV (Problemática filosófica da probabilidade); Opuscula Psychologica I (Da teoria e da prática da psicotécnica); Opuscula Psychologica II (Fundamentação epistemológica da psicologia); Opuscula Psychologica III (Teoria dos factores); e II – VARIA: O Liceu de Passos Manuel; A Bomba Atómica, a Tabuada e o mais que adiante se verá (Com desenhos de Noémia Curvelo); O Resto da Bomba Atómica (Com desenhos de Noémia Curvelo); Dois professores e uma história a meia voz (Com desenhos de Noémia Curvelo); Filósofos e Cientistas I; Filósofos e Cientistas II; Os Paradoxos de Mestre Xis (Com desenho de Noémia Curvelo); Recensão a “Methods of Logic” de Willard V. O. Quine; Recensão a “Logical Foundations of Probability” de Rudolf Carnap; Conhecimento Científico; Vamos conquistar a nossa profissão?; Máquinas e Homens. Os organizadores desta magnífica obra(s), Manuel Curado e José António Alves, terminam com um bem elaborado “Índice Onomástico”, onde são referenciados cerca de três centenas e meia de pensadores e/ou filósofos.

José António Alves e Manuel Curado, dois especialistas de Edmundo Curvelo

Terminaremos dizendo que MANUEL CURADO é professor da Universidade do Minho, Auditor de Defesa Nacional, titular do Curso de Alta Direcção para a Administração Pública, doutor cum laude pela Universidade de Salamanca, mestre pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado pela Universidade Católica Portuguesa. É autor de vários livros, nomeadamente, As Viríadas do Doutor Samuda (Coimbra, 2013), Um Génio Português: Edmundo Curvelo (Coimbra, 2013), Porquê Deus, Se Temos a Ciência? (Porto, 2009), Cartas Italianas de Verney (Lisboa, 2008), Pessoas Transparentes: Questões Actuais da Bioética (Coimbra, 2008), Luz Misteriosa: A Consciência no Mundo Físico (Famalicão, 2007) e O Mito da Tradução Automática (Braga, 2000). É Cavaleiro da Ordem Patriarcal da Santa Cruz de Jerusalém; e JOSÉ ANTÓNIO ALVES é investigador na Universidade do Minho, onde desenvolve um projecto sobre Edmundo Curvelo. É mestre em Ciências Cognitivas pela Universidade Católica Portuguesa. É autor do livro que já aqui falamos, Limites da Consciência: O Meio Segundo de Atraso e a Ilusão da Liberdade (Porto, 2013), co-autor do livro, também aqui referido numa das nossas crónicas, Um Génio Português: Edmundo Curvelo (Coimbra, 2013) e co-editor do livro Escola de Braga: A Correspondência com Delfim Santos (Braga, 2011). É actualmente bolseiro da “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” do Ministério da Educação e Ciência.
        Nota máxima para os organizadores das «Obras Completas de Edmundo Curvelo» e para a Fundação Calouste Gulbenkian, que se tem preocupado em criar “um lugar próprio reservado aos testemunhos válidos da singularidade e da autenticidade da nossa cultura, seja qual for o quadrante onde se localizem”. Bem-haja quem assim age! 

No comments: