Tuesday, January 14, 2014

João Fazenda expõe em Viana do Castelo

No trabalho do João Fazenda estão sempre a saltar-me aos olhos, como em «pop-up» dono de vontade própria, metáforas. Admito que talvez lhes dê exagerada importância, sobretudo quando o autor afirma tratarem-se apenas de elemento entre outros, como a cor, o desenho, a composição”.

João Paulo Cotrim


Pelas 11 horas do dia 4 de Janeiro (Sábado), na Biblioteca Pública Municipal de Viana do Castelo, foi inaugurada a Exposição «domador de imagens (obra gráfica editada em livros, revistas e jornais)» de João Fazenda, um dos mais conceituados “construtor de imagens” a nível internacional, a viver presentemente em Londres. A referida exposição estará patente ao público até ao dia 14 de Junho do corrente ano.
Foi através deste conceituado artista – uma mais-valia a sua vinda a Viana do Castelo – que apreendemos das suas próprias palavras que “uma ilustração que acompanhe um texto tem sempre outros aspectos para onde olhar: as cores, o traço… Tudo isso são aspectos da imagem que contam coisas, mesmo que pequenas, que criam um ambiente, uma impressão, que comunicam para além do texto”, conceptualizando o seu pensamento em termos de objectos, de edição, de coisas em contexto ou em diálogo, considerando o trabalho de ilustração “um trabalho sobre uma imagem, mas uma imagem em diálogo com os textos, com a palavra, com outras imagens… Não existe sozinha. Pode ter autonomia, deve tê-la para conter expressão e valor, mas está sempre a construir pontes ou vive disso. É essencial pensar dessa maneira porque só assim a consigo construir como um todo, sempre com esses canais de ligação e diálogo, que não são apenas metáforas, há tantas outras coisas…” – assim se exprime, tal como diria João Paulo Cotrim, um “mestre das subtilezas”, um tão querido e “subtil mestre”.


E para melhor avaliarmos a dimensão deste “subtil mestre”, convém recordar que João Fazenda nasceu em Lisboa, no ano de 1979, é Licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, o seu trabalho divide-se entre a ilustração, a animação, a banda desenhada e a pintura. Colabora como ilustrador em diversos jornais e revistas nacionais. Ilustrou também livros infantis, cartazes de cinema e capas de discos. É autor, juntamente com Marte, da série de banda desenhada Loverboy e, com Pedro Brito, da novela gráfica “Tu és a Mulher da Minha Vida. Ela é a Mulher dos meus Sonhos”. Foi distinguido por mais de uma vez pela Society for News Design com Award of Excellence em ilustração e em 2007 recebeu o Grande Prémio Stuart/El Corte Inglês de Desenho de Imprensa. Participou em diversas exposições colectivas e individuais em Portugal e no estrangeiro. Realizou os filmes de animação “Café”, em parceria com Alex Gozblau, e “Algo de Importante e Sem Querer”, ambos com argumento de João Paulo Cotrim.
De facto, a manhã desse mesmo dia foi preenchida da forma mais positiva possível, assistindo à inauguração da referida exposição que se enquadra num projecto de Rui A. Faria Viana (Chefe de Divisão da Biblioteca e Arquivo Municipais), cuja direcção artística e coordenação está a cargo de Tiago Manuel, também ele um conceituado artista vianense e do mundo (para quem, no dizer de João Paulo Cotrim, “a natureza não se confina ao lugar de grande cenário, pano de fundo, antes entra na massa compósita das coisas, dos seres, das emoções e dos pensamentos”), contando com a nossa modesta colaboração na montagem, de parceria com Jorge Silva. Foi mais um acontecimento de grande nível cultural, o vivido naquele dia na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Pena é a apatia de quem muito critica, quando são parcos na acção.
          Uma sugestão: façam uma visita a esta magnífica exposição!

1 comment:

Sara Correia said...

Condordo plenamente com a ideia de que a ilustração de um texto não tem obrigatoriamente que se resumir a este, mas antes explorar para além dele.
Essa é a arte da ilustração - fazer sonhar, imaginar outras realidades, dar outro significado às coisas.
João Fazenda faz isso de forma singular!
Adorei a exposição e aconselho vivamente a quem ainda não passou por lá.